O MÉTODO PILATES

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno, é direcionado às necessidades de cada pessoa.

Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.Consiste em diversos e inúmeros exercícios utilizando aparelhos especiais e acessórios com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo.

Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos.

Tem como objetivo reconstruir os movimentos fundamentais do corpo,enfatizando a respiração, desenvolvendo a consciência corporal, a concentração, o controle e o fortalecimento do Centro de Força do Corpo, região que inclui os músculos abdominais, lombares, glúteos e pélvicos, realinhando a postura e integrando o tronco, a cintura escapular e a pélvis.

Trabalha progressivamente a força e alongamento, aumentando a flexibilidade dos músculos e a amplitude de movimento das articulações.
O programa melhora a respiração, a coordenação ,o equílibrio , a força, o alongamento, estimula o sistema circulatório , alivia o estresse .
Tem suas indicações nas áreas de treinamento e na prevenção e reabilitação de lesões esportivas, problemas da coluna vertebral, alterações posturais e nas dores em geral.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MOVIMENTOS DO NADO NO MAT PILATES










PRATICAR OS MOVIMENTOS DO NADO FORA DA ÁGUA PODE SER MUITO CRIATIVO PARA DIVERSIFICAR A AULA DE PILATES COM ENFOQUE EM MEMBROS SUPERIORES, ASSIM COMO TAMBÉM PARA TRABALHO DE FISIOTERAPIA DE REEDUCAÇÃO FUNCIONAL EM ATLETAS DE NATAÇÃO.VAMOS CONFERIR!

o Acessório:
Bola Suiça n°65 (o tamanho da bola pode variar conforme o tamanho do aluno)

o Posição Inicial:
Em Decubito Ventral sobre a bola suiça.
Braços e cotovelos estendidos, pernas estendidas, pontas dos pés apoiados no solo e abdômen contraído sobre a bola.

o O Movimento do tronco e a Respiração:
Vamos trabalhar o ciclo respiratório de acordo com o movimento da coluna, isto é, em conjunto com a flexão e extensão da coluna vertebral.
Quando realizar a extensão da coluna até tirar o tronco superior da bola, faça com o auxílio da inspiração, e quando retornar com o tronco na posição neutra, faça-o na expiração.

PARA REALIZAR OS VARIADOS MOVIMENTOS DE BRAÇOS DESTE EXERCÍCIO, PRECISAMOS ENTENDER TAMBÉM OS TIPOS DE NADOS!

Nado Crawl
Este nado é o mais rápido. O nadador se movimenta com o abdome voltado para a água. O movimento dos braços é alternado, de tal forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro termine de fazê-lo. Quando um dos braços está fora da água, o nadador pode virar a cabeça para respirar desse lado.

Nado de Peito
Este é o mais lento dos estilos, é executado com o corpo e os braços estendidos, as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto dentro da água. As pernas são trazidas para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos , enquanto os braços se abrem e recolhem à altura do peito. Em seguida, as pernas são impelidas para traz, para impulsionarem o nadador, num movimento parecido com o da rã,ao mesmo tempo em que os braços são estendidos para frente. A inspiração de ar é feita no final da puxada do braço, quando o nadador ergue a cabeça para fora da água.

Nado Golfinho
Este estilo surgiu como uma variação do nado de peito, em que os braços eram lançados à frente por cima da água.

AGORA É SÓ TRANSPORTAR ESSES MOVIMENTOS DA ÁGUA PARA O SOLO!

o Objetivos:
Fortalecimento dos Glúteos e M.M.Quadrado lombar, melhorar a flexibilidade da coluna lombar em extensão, fortalecimento de membros superiores , mobilização dos ombros, disociação da cintutra escapular, equilíbrio e controle de centro.
o Repetições:
De 05 a 10 repetições cada simulação de nado.

P.S.: MUITO CUIDADO COM AS LESÕES DE COLUNA VERTEBRAL, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE AS EXTENSÕES DE COLUNA VERTEBRAL NÃO SÃO BEM-VINDAS NAS PATOLOGIAS VERTEBRAIS, ESPECIALMENTE PINÇAMENTOS E LESÕES INTERVERTEBRAIS (HÉRNIA DE DISCO OU PROTUSÕES DISCAIS; RECOMENDAMOS NESSES CASOS ANULAR O MOVIMENTO DE EXTENSÃO DA COLUNA, REALIZAR SOMENTE OS MOVIMENTOS DE MEMBROS SUPERIORES, MANTENDO A COLUNA NEUTRA.