O MÉTODO PILATES

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno, é direcionado às necessidades de cada pessoa.

Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.Consiste em diversos e inúmeros exercícios utilizando aparelhos especiais e acessórios com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo.

Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos.

Tem como objetivo reconstruir os movimentos fundamentais do corpo,enfatizando a respiração, desenvolvendo a consciência corporal, a concentração, o controle e o fortalecimento do Centro de Força do Corpo, região que inclui os músculos abdominais, lombares, glúteos e pélvicos, realinhando a postura e integrando o tronco, a cintura escapular e a pélvis.

Trabalha progressivamente a força e alongamento, aumentando a flexibilidade dos músculos e a amplitude de movimento das articulações.
O programa melhora a respiração, a coordenação ,o equílibrio , a força, o alongamento, estimula o sistema circulatório , alivia o estresse .
Tem suas indicações nas áreas de treinamento e na prevenção e reabilitação de lesões esportivas, problemas da coluna vertebral, alterações posturais e nas dores em geral.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PILATES NA GERIATRIA












Quando um indivíduo envelhece, alguns sistemas orgânicos experimentam um declínio de função, sendo comum associa-lo ao processo de envelhecimento. Embora muitas dessas
alterações possuam poucos efeitos na realização das necessidades diárias da maioria da população idosa, agravos à saúde que ocorram nos sistemas sensorial, neurológico e músculoesquelético podem colocar certos indivíduos em risco de terem algum déficit de equilíbrio.
A própria rigidez nos tecidos conjuntivos em geral, contribui para as perdas da amplitude de movimentos e da flexibilidade ligadas à idade.
A presença de déficit auditivo está associada com sistema vestibular, que fornece dados sensoriais importantes para o controle do equilíbrio. As informações advindas dos receptores sensoriais no aparelho vestibular interagem com as informações visuais e somatossensorais para produzirem o alinhamento corporal e controle postural adequados.
O Método Pilates é uma importante ferramenta para a fisioterapia no trabalho de reabilitação e prevenção do idoso; previnindo quedas e fraturas, ganhando fortalecimento muscular, equilíbrio, coordenação motora, controle corporal, melhora da postura e auto-estima.

LORENA FRANGE CALDAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário