Quando um indivíduo envelhece, alguns sistemas orgânicos experimentam um declínio de função, sendo comum associa-lo ao processo de envelhecimento. Embora muitas dessas
alterações possuam poucos efeitos na realização das necessidades diárias da maioria da população idosa, agravos à saúde que ocorram nos sistemas sensorial, neurológico e músculoesquelético podem colocar certos indivíduos em risco de terem algum déficit de equilíbrio.
A própria rigidez nos tecidos conjuntivos em geral, contribui para as perdas da amplitude de movimentos e da flexibilidade ligadas à idade.
A presença de déficit auditivo está associada com sistema vestibular, que fornece dados sensoriais importantes para o controle do equilíbrio. As informações advindas dos receptores sensoriais no aparelho vestibular interagem com as informações visuais e somatossensorais para produzirem o alinhamento corporal e controle postural adequados.
O Método Pilates é uma importante ferramenta para a fisioterapia no trabalho de reabilitação e prevenção do idoso; previnindo quedas e fraturas, ganhando fortalecimento muscular, equilíbrio, coordenação motora, controle corporal, melhora da postura e auto-estima.
LORENA FRANGE CALDAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário