O MÉTODO PILATES

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno, é direcionado às necessidades de cada pessoa.

Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.Consiste em diversos e inúmeros exercícios utilizando aparelhos especiais e acessórios com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo.

Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos.

Tem como objetivo reconstruir os movimentos fundamentais do corpo,enfatizando a respiração, desenvolvendo a consciência corporal, a concentração, o controle e o fortalecimento do Centro de Força do Corpo, região que inclui os músculos abdominais, lombares, glúteos e pélvicos, realinhando a postura e integrando o tronco, a cintura escapular e a pélvis.

Trabalha progressivamente a força e alongamento, aumentando a flexibilidade dos músculos e a amplitude de movimento das articulações.
O programa melhora a respiração, a coordenação ,o equílibrio , a força, o alongamento, estimula o sistema circulatório , alivia o estresse .
Tem suas indicações nas áreas de treinamento e na prevenção e reabilitação de lesões esportivas, problemas da coluna vertebral, alterações posturais e nas dores em geral.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MOVIMENTOS DO NADO NO MAT PILATES










PRATICAR OS MOVIMENTOS DO NADO FORA DA ÁGUA PODE SER MUITO CRIATIVO PARA DIVERSIFICAR A AULA DE PILATES COM ENFOQUE EM MEMBROS SUPERIORES, ASSIM COMO TAMBÉM PARA TRABALHO DE FISIOTERAPIA DE REEDUCAÇÃO FUNCIONAL EM ATLETAS DE NATAÇÃO.VAMOS CONFERIR!

o Acessório:
Bola Suiça n°65 (o tamanho da bola pode variar conforme o tamanho do aluno)

o Posição Inicial:
Em Decubito Ventral sobre a bola suiça.
Braços e cotovelos estendidos, pernas estendidas, pontas dos pés apoiados no solo e abdômen contraído sobre a bola.

o O Movimento do tronco e a Respiração:
Vamos trabalhar o ciclo respiratório de acordo com o movimento da coluna, isto é, em conjunto com a flexão e extensão da coluna vertebral.
Quando realizar a extensão da coluna até tirar o tronco superior da bola, faça com o auxílio da inspiração, e quando retornar com o tronco na posição neutra, faça-o na expiração.

PARA REALIZAR OS VARIADOS MOVIMENTOS DE BRAÇOS DESTE EXERCÍCIO, PRECISAMOS ENTENDER TAMBÉM OS TIPOS DE NADOS!

Nado Crawl
Este nado é o mais rápido. O nadador se movimenta com o abdome voltado para a água. O movimento dos braços é alternado, de tal forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro termine de fazê-lo. Quando um dos braços está fora da água, o nadador pode virar a cabeça para respirar desse lado.

Nado de Peito
Este é o mais lento dos estilos, é executado com o corpo e os braços estendidos, as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto dentro da água. As pernas são trazidas para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos , enquanto os braços se abrem e recolhem à altura do peito. Em seguida, as pernas são impelidas para traz, para impulsionarem o nadador, num movimento parecido com o da rã,ao mesmo tempo em que os braços são estendidos para frente. A inspiração de ar é feita no final da puxada do braço, quando o nadador ergue a cabeça para fora da água.

Nado Golfinho
Este estilo surgiu como uma variação do nado de peito, em que os braços eram lançados à frente por cima da água.

AGORA É SÓ TRANSPORTAR ESSES MOVIMENTOS DA ÁGUA PARA O SOLO!

o Objetivos:
Fortalecimento dos Glúteos e M.M.Quadrado lombar, melhorar a flexibilidade da coluna lombar em extensão, fortalecimento de membros superiores , mobilização dos ombros, disociação da cintutra escapular, equilíbrio e controle de centro.
o Repetições:
De 05 a 10 repetições cada simulação de nado.

P.S.: MUITO CUIDADO COM AS LESÕES DE COLUNA VERTEBRAL, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE AS EXTENSÕES DE COLUNA VERTEBRAL NÃO SÃO BEM-VINDAS NAS PATOLOGIAS VERTEBRAIS, ESPECIALMENTE PINÇAMENTOS E LESÕES INTERVERTEBRAIS (HÉRNIA DE DISCO OU PROTUSÕES DISCAIS; RECOMENDAMOS NESSES CASOS ANULAR O MOVIMENTO DE EXTENSÃO DA COLUNA, REALIZAR SOMENTE OS MOVIMENTOS DE MEMBROS SUPERIORES, MANTENDO A COLUNA NEUTRA.

4 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog. Sempre é interessante aproximar os treinos a realidade e necessidades dos alunos. Este seu post é um bom exemplo disto. To te seguindo, para receber as atualizações pelo meu blog tb, sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Renata!
    Gostamos muito do seu Blog também,vamos estar sempre trocando informações!
    Abraços,
    Lorena - Posturale.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Abel Moura.
    Ainda sou academico de fisioterapia, recentimente minha tia descobriu que está com hernia discal e compressão de nervo ciatico.Desde então a mesma entrou em quadros de algias contasntes, na sessões de fisio...não obreve êxito com a eletroterapia, então em uma consulta com neurologista foi indicada a hidroterapia assim tendo resultado...Mesmo com a melhora várias consequencias vieram como, perda de FM e equilibrio.
    Gostaria de saber se agora pode-se estar começando o fortalecimento atraves o pilates, ou ainda é cedo para começar e estar fadigando a musculatura.Foi indicado também a terapia manual, mas a musculatuta está hipotonica...a massagem é para relaxamento se o musculo ta hipotonico tem que fortalecer e não relaxar...não é isso?? Por favor aguardo resposta.E desde já obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Caro Abel,
    Desculpe a demora em responder. Realmente um dos objetivos principais do tratamento neste caso será o fortalecimento muscular, porém a massagem é também bem vinda, não irá reduzir o tonus muscular. A massagem neste caso contribuiria para relaxar a musculatura encurtada (pois a compressão articular na coluna vertebral, na maioria das vezes é provocada por um encurtamento severo de grupos musculares profundos, com funções mais estática do que dinâmica), mas nem por isso devemos esquecer a necessidade de fortalecer.
    Na minha opinião, esta paciente deveria iniciar com sessões de RPG, para descompressão e alongamento, e posteriormente (ou paralelamente) sessões de Pilates como reabilitação, para fortalecimento muscular e regularização do tonus.
    Estou a disposição para mais esclarecimentos.
    Abraços!
    Lorena.

    ResponderExcluir